Viana do Castelo Braga Vila Real Bragança Porto Aveiro Viseu Guarda Coimbra Catelo Branco Leiria Santarem Lisboa Portalegre Setubal Evora Beja Faro Madeira Açores Seleccione no mapa os distritos
Início . REPOSITÓRIO . Repositório (conteúdos)
Repositório (conteúdos)

Pretendemos neste espaço colocar informação (via Link ou RSS) de repositórios de artigos, publicações, teses e outros trabalhos científicos na área da museologia que possam ser úteis para quem consulta o Museus Portugal.

 
 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

::. MARKETING CULTURAL: O ESTUDO DA NOTORIEDADE SOBRE OS MUSEUS PORTUGUESES

Autor:
Josiane Lima

Nota biográfica: Josiane Viana de Oliveira Lima nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil) em 1981. Licenciou-se em Relações Internacionais na Universidade Lusíada de Lisboa em 2008 tendo recebido um Prémio de Mérito (2º melhor aluna). Frequentou o mestrado em Gestão e Políticas Públicas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em 2008/2009. Em 2011, tornou-se Mestre em gestão na área de marketing na Universidade Lusíada de Lisboa.

Saber +

Resumo
: A formatação da notoriedade, decorrente da táctica da comunicação ou não, permitirá ao museu ser referência na mente do público corrente ou potencial. Desconhece-se a existência de estudos analíticos realizados sobre a notoriedade dos museus portugueses e do uso do marketing cultural como instrumento de referência na construção daquela qualidade. O propósito deste estudo é percepcionar se existe uma correspondência entre a notoriedade do museu e a utilização das ferramentas de marketing, especialmente a comunicação. E igualmente, percepcionar estes factores com o estatuto privado ou público do museu. Neste sentido, realizaram-se 266 entrevistas através da intercepção de entrevistados, utilizando o método stratified random simple (idades compreendidas entre 20 e 79 anos), em diversos locais da zona metropolitana de Lisboa durante o mês de Maio de 2011. O Museu dos Coches regista 31,5% de notoriedade top of mind. Este estudo conclui que num museu tutelado por uma instituição pública, a notoriedade não advém tanto da utilização efectiva do marketing, mas de elementos intrínsecos à sua génese: a localização e presença na vida escolar portuguesa.

Ler o artigo

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



::. Sistemas do Futuro participa no Museumnext 2012
 
Autor: Maria van Zeller
 

Consulte aqui (PDF 507Kb) 

                                                                ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

::. História Geral da África,  em 8 volumes

8 volumes da edição completa.
Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.

Resumo: Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Download gratuito (somente na versão em português):

•    Volume I: Metodologia e Pré-História da África (PDF, 8.8 Mb)
o    ISBN: 978-85-7652-123-5

•    Volume II: África Antiga (PDF, 11.5 Mb)
o    ISBN: 978-85-7652-124-2

•    Volume III: África do século VII ao XI (PDF, 9.6 Mb)
o    ISBN: 978-85-7652-125-9

•    Volume IV: África do século XII ao XVI (PDF, 9.3 Mb)
o    ISBN: 978-85-7652-126-6

•    Volume V: África do século XVI ao XVIII (PDF, 18.2 Mb)
o    ISBN: 978-85-7652-127-3

•    Volume VI: África do século XIX à década de 1880 (PDF, 10.3 Mb)
o    ISBN: 978-85-7652-128-0

•    Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (9.6 Mb)
o    ISBN: 978-85-7652-129-7

•    Volume VIII: África desde 1935 (9.9 Mb)
o    ISBN: 978-85-7652-130-3

 

Fonte: Digest Museum

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


::. (Re)design da ficha de inventário online.
Que contributos colaborativos e interactivos poderemos acrescentar num contexto científico de um objecto museológico.

Autor: Maria van Zeller

Dissertação de Mestrado em Multimédia (FEUP)

Consulte aqui. (PDF 16 MB) 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



::. Igreja Vera Cruz de Marmelar

Autores: Ana Pagará | Nuno Vassallo e Silva | Vitor Serrão

Edição: Câmara Municipal de Portel

"A igreja de São Pedro de Vera Cruz, mais conhecida por igreja do Santo Lenho, já que nela se guarda há séculos o que se crê ser um fragmento do Lignum Crucis, é o monumento mais importante do Município de Portel. A sua importância advém não só de possuir o fragmento que esteve presente na Batalha do Salado, em 1340, mas também da sua realidade arquitectónica e fundo histórico. A isto podemos juntar um património artístico de extremo interesse, agora verdadeiramente revelado.
O projecto, coordenado pela Mestre Ana Pagará, que há anos investiga a História de Portel, a que se juntou o Professor Doutor Vítor Serrão, Catedrático de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e o Doutor Nuno Vassallo e Silva, Director-Adjunto do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, tem por objectivo conhecer e divulgar este importante sítio do nosso Município."

Consulte integralmente este livro, que se encontra esgotado, aqui (PDF 3,56MB)