Viana do Castelo Braga Vila Real Bragança Porto Aveiro Viseu Guarda Coimbra Catelo Branco Leiria Santarem Lisboa Portalegre Setubal Evora Beja Faro Madeira Açores Seleccione no mapa os distritos
Início . REPOSITÓRIO . Informação sobre o repositório
Informação sobre o repositório

Pretendemos neste espaço colocar informação (via Link ou RSS) de repositórios de artigos, publicações, teses e outros trabalhos científicos na área da museologia que possam ser úteis para quem consulta o Museus Portugal.

Em breve apresentaremos aqui novidades.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

::. (Re)design da ficha de inventário online.
     Que contributos colaborativos e interactivos poderemos acrescentar 
     num contexto científico de um objecto museológico.

Autor: Maria van Zeller
Dissertação de Mestrado em Multimédia

Consulte aqui. (PDF 16 MB)

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


::. Igreja Vera Cruz de Marmelar

Autores: Ana Pagará | Nuno Vassallo e Silva | Vitor Serrão

Edição: Câmara Municipal de Portel

"A igreja de São Pedro de Vera Cruz, mais conhecida por igreja do Santo Lenho, já que nela se guarda há séculos o que se crê ser um fragmento do Lignum Crucis, é o monumento mais importante do Município de Portel. A sua importância advém não só de possuir o fragmento que esteve presente na Batalha do Salado, em 1340, mas também da sua realidade arquitectónica e fundo histórico. A isto podemos juntar um património artístico de extremo interesse, agora verdadeiramente revelado.
O projecto, coordenado pela Mestre Ana Pagará, que há anos investiga a História de Portel, a que se juntou o Professor Doutor Vítor Serrão, Catedrático de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e o Doutor Nuno Vassallo e Silva, Director-Adjunto do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, tem por objectivo conhecer e divulgar este importante sítio do nosso Município."

Consulte integralmente este livro, que se encontra esgotado, aqui (PDF 3,56MB)

 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::